Salpas: visitantes gelatinosos e inofensivos das nossas águas
- Bibiana Farias
- há 6 dias
- 1 min de leitura
Durante os treinos ou travessias em mar aberto, é comum cruzarmo-nos com pequenas criaturas gelatinosas e transparentes, muitas vezes confundidas com alforrecas. Estes seres curiosos são, na verdade, salpas — organismos marinhos completamente inofensivos e sinal de que estamos a nadar num mar saudável e cheio de vida.

As salpas pertencem a um grupo de animais chamados tunicados planctónicos e alimentam-se de fitoplâncton. Por serem quase totalmente transparentes, é frequente vermos um filamento alaranjado muito fino no seu interior — trata-se apenas do tubo digestivo, visível através do corpo.
Apesar da semelhança com as alforrecas, as salpas não têm tentáculos nem células urticantes, por isso não picam. São totalmente inofensivas. Em alguns casos, o contacto com a sua superfície gelatinosa pode provocar uma ligeira sensação de comichão ou desconforto na pele, mas essa reacção é suave e temporária.
Por isso, se encontrares uma salpa durante a tua natação, observa-a com curiosidade! É apenas mais uma das maravilhas que o oceano nos oferece — e mais um motivo para nadarmos em harmonia com a natureza.
Nada com confiança — e sem preocupações!
Comments