Calma! O conforto nas águas abertas pode leva tempo.
- Bibiana Farias
- 10 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Nadar em águas abertas é estar confortável num ambiente não controlado

Na Swim4fun recebemos muitas pessoas que já pedalam, correm, vão ao ginásio, treinam diversas modalidades e nadam… em piscina… quando se aproximam as provas ou as férias, decidem nadar em águas abertas e se deparam com um ambiente não controlado, muitas vezes com água fria, peixes ou alforrecas. Se estivermos a falar em provas de triatlo ou águas abertas temos ainda o impacto logo nas partidas com muitas pessoas, espuma à frente, encontrões, braçadas que entrelaçam-se, pezadas, unhadas, puxões de pés, empurrões… a frequência cardíaca que já estava acelerada pela ansiedade aumenta ainda mais e obviamente o controlo da respiração vai literalmente por água abaixo. O que era para ser uma prova de águas abertas ou a primeira parte de um triatlo vira um tormento emocional só de pensar em começar.
Mas calma, tudo é treinável, assim como as técnicas. É claro que a técnica pode fazer muita diferença em termos de eficiência na natação, mas se não há um mínimo de conforto no ambiente que descrevi acima, sinto muito, será sempre mesmo um tormento participar destas provas. Estar à vontade em águas abertas não quer dizer que seja preciso adorar nadar neste ambiente, quer dizer apenas que se deve conseguir estar e desfrutar do ambiente e não apenas questão de sobrevivência (como eu já ouvi falar). É conseguir controlar a respiração, assim como controlamos na corrida que mesmo no desconforto das infinitas séries de 400m sabemos que vamos conseguir respirar.

O primeiro passo, assim como nas outras modalidades, é entender que isso pode levar tempo, é lembrar e relembrar que a adaptação no começo pode ser mais difícil e não esbravejar contra as respirações falhadas que irão acontecer de certeza ou as diversas vezes que terá de parar para ganhar fôlego novamente! Isso gera frustração e pode piorar o “feeling” durante a prática desta modalidade. Talvez algumas pessoas que nadam muitos metros numa piscina não conseguirão dar mais de 10 braçadas seguidas no mar nas primeiras vezes… acreditem, é normal. É um ambiente novo (por mais que tenhas ido à praia desde criança)!!!
É tudo novo, diferente, muitas variantes, por isso, baixar a expectativa em muitos casos é a chave do sucesso, pois se estiver muito alta, pode se tornar uma frustração nadar em águas abertas.
Caso se veja em algumas das situações acima, digo-te que técnicas de respiração ajudam muito, estar em um ambiente seguro (com pés) também, ter o acompanhamento de alguém que confia e/ou um profissional da área, utilizar os equipamentos corretos e estar atento ao que o instrutor diz (e não simplesmente ouvir mas fazer o que viu nas redes sociais porque acha que é o melhor para si) farão com que a sua experiência seja muito, mas muito melhor e mais agradável.
Confia! O importante é ter calma, paciência e estar acompanhado de alguém que te traga segurança, como eu costumo dizer aos alunos… braçada a braçada se vai longe, sem pressa.
Beijinhos e boas braçadas ;)
Bibiana Farias
Fundadora e Treinadora Swim4fun
Comments