Orientação em águas abertas
- Bibiana Farias
- 19 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Orientação em águas abertas, ou olhar para cima sem perder o impulso na natação, é uma habilidade que os nadadores competitivos e recreativos devem praticar. Isso não apenas ajuda você a ver para onde está indo durante a natação, mas também permite que você fique atento a outros nadadores ao redor.
Tipos de Orientarção
Olhos de crocodilo

Levantar apenas os olhos acima da superfície da água pode consumir menos energia e atrapalhar o ritmo da braçada. Ao entrar com a mão na água, estique-se para a frente com uma das mãos, sustente o braço na superfície para gerar estabilidade e levante os olhos ligeiramente acima da superfície da água para obter visibilidade. A ideia não é levantar a cabeça da água, mas levantar os olhos (como um crocodilo) e depois continuar a braçada, repetindo se necessário até obter a visão adequada.
2. Levantar de cabeça

Levantar toda a cabeça para fora da água é uma ação maior e mais fácil de incorporar ao seu nado. Isso lhe dará mais tempo para verificar o que está ao seu redor. Evite tirar muito a cabeça fora da água, pois isso desperdiça tempo e energia. Você também pode usar a força da braçada, tentar tirar toda a cabeça da água e respirar ao mesmo tempo. A força do início da remada subaquatica o levará para frente e para cima, dando-lhe tempo para absorver o que está ao seu redor e também um momento para respirar.
Lembre-se!
Ter uma técnica de orientação inadequada pode resultar em rigidez e dor no pescoço, bem como desalinhamento do corpo, o que faz com que as ancas afundem na água e afeta o ritmo e a técnica de natação. Ser capaz de enxergar com rapidez e eficácia é uma habilidade que leva tempo para ser incorporada à sua braçada e ajustada às mudanças nas condições da água.
Dicas que você não pode esquecer
Procure um ponto reconhecível ao seu redor para ver.
2. Certifique-se de fazer algum tipo de orientação de vez em quando para evitar perder a direção.
3. Não hesite em mudar seu ponto de referência quando o ambiente mudar.
Leticia Campos
Swim4Fun Treinadora Assistente
Comments