Drafting e sua importância em águas abertas
- Bibiana Farias
- 2 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Sabemos que “draft” significa estar atrás de alguém para fazer menos esforço enquanto se move na mesma velocidade ou até mais rápido. Mas muitas pessoas simplesmente vão atrás de alguém sem nem saber usar a energia do outro para seguir o caminho de velocidade que deixam para trás.
O princípio da tração na natação em águas abertas é colocar-se atrás de alguém que consiga romper a resistência (água) e entrar no turbilhão, onde há menos arrasto para desacelerá-lo. O resultado é um tempo mais rápido com menos esforço. Fazer exercícios ao nadar pode economizar até 30% do seu gasto energético – se você fizer isso direito.
Como fazer?
A partir da anca (onda)
É muito mais fácil puxar a partir das ancas de alguém do que os pés, simplesmente porque, se você conseguir permanecer nele, será puxado perfeitamente. Outra vantagem é que indica a capacidade de responder à mudança de velocidade ou marcha do líder. Nadar próximo a anca do outro requer um alto nível de prática tanto do que vai a frente quanto do que vem ao lado, porque se um deles não conseguir nadar em linha reta, eles colidirão regularmente com o outro.
2. Nos pés
Esta posição não interfere com o nadador líder e permite que o nadador que está atrás siga o líder usando um rastro de bolhas. Por exemplo, durante uma prova em águas abertas, cada vez que você levanta a cabeça para ver as bóias e verifica sua direção, você altera a posição neutra do corpo na água e perde velocidade. Seguir as bolhas de outro nadador ajuda a ver menos e economiza mais energia. No entanto, se você tocar constantemente os pés do nadador, isso irá perturbá-lo e poderá ficar tentado a chutá-lo e atrapalhar sua braçada. Além disso, você deve ser capaz de responder rapidamente às mudanças de ritmo, pois se for muito lento pode deixar um espaço maior e perder o fluxo.
Dicas a considerar
Tente procurar o parceiro certo. Não procure alguém lento ou que ande num ritmo parecido com o seu. Procure alguém um pouco mais rápido para que você possa usar a velocidade dele para segui-lo e ir mais rápido do que sua velocidade normal.
Pratique na piscina. Se você puder ir a uma piscina, o draft será mais eficiente e o ajudará a aprender como fazê-lo corretamente. Tente fazer séries com uma distância específica que você possa controlar com um grupo de 3 a 4 pessoas.
Letícia Campos
Treinadora Assistente da Swim4Fun
Comments